Como introduzir milho no cardápio da criança? Veja 10 receitas saborosas!
Se tem alimento mais versátil, desconhecemos! O bom é que ele pode ser oferecido a partir dos seis meses, com cuidados para evitar que a criança engasgue.
Bolo de milho, curau, pamonha, pipoca, inteiro na espiga… Se tem alimento mais versátil que o milho, desconhecemos! O ingrediente mora no (e prato) dos brasileiros e ganha ainda mais destaque com a chegada do mês de junho, quando começa a habitar as barraquinhas das típicas festas juninas – ô, saudade!
Mesmo que ainda sem poder comemorar fora de casa, por conta da covid-19, nada impede que as famílias testem receitinhas com o sabor afetivo da celebração e comecem a familiarizar o paladar do pequeno que inicia a sua introdução alimentar.
É isso mesmo! Como explica a especialista em nutrição clínica em pediatria, Marina Ossick, o milho pode ser incluído a partir dos seis meses de idade no cardápio do bebê. E o bacana é que, além de saborosíssimo, o grão oferece uma série de benefícios para o organismo.
“Ele é um cereal do grupo dos carboidratos, junto com o arroz, a batata, a aveia e outros alimentos. Então irá fornecer energia para a criança e, por ser rico em fibras, cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B, pode colaborar para o funcionamento do intestino, o controle de glicemia e trazer nutrientes importantes”, comenta a nutricionista.
Como oferecer no comecinho
No início da introdução alimentar, Marina recomenda que os pais ofereçam o milho cozido inteiro, em pedaços pequenos para a criança possa segurar e fazendo cortes longitudinais nos grãos para a casquinha ficar grudada e o meio sair com mais facilidade. Uma outra maneira, seria refogadinho na panela, com alho, cebola ou um pouquinho de azeite para ficar macio.
“Se seguirmos as orientações de preparo, de passar a faca no milho inteiro ou fazê-lo refogado, há pouco perigo da criança engasgar, porque o grão é muito pequeno”, afirma. Neste vídeo aqui embaixo, está um tutorial prático de como cortar o alimento antes de oferecer ao seu filho:
“É interessante comprar o milho na época dele, orgânico, porque sabemos que no Brasil a maioria é transgênico. Depois disso, indico armazená-lo em geladeira por até três dias, pois passado esse tempo, o alimento fica seco, com textura e sabor diferentes”, orienta a especialista.
Caso os pais se sintam inseguros em introduzir o alimento inteiro para o filho, a nutricionista Luna Azevedo recomenda ofertá-lo na forma de purê. “Apenas cozido e amassadinho, sem liquidificar, até a criança ter a habilidade necessária para mastigá-los, assim como indica a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB)”, detalha ela.
Assim que a criança comemorar o primeiro aniversário – e sempre com a permissão de seu pediatra – a listinha extensa de preparações salgadas com milho já está liberada, como sopas, cremes, farofas e outras receitas com mais ingredientes. Já as doces, como pudim, bolo cremoso e sorvete, devem esperar um pouquinho mais, até os dois anos de idade, por conta das orientações pediátricas sobre o consumo de açúcar na infância.
E você deve estar se perguntando… Mas e a pipoca? Pois é! Filminho, cobertor, família… para ficar melhor, só falta a pipoquinha! O combo é tentador, mas Marina alerta que é melhor evitar estourar o milho na panela ou no microondas até o pequeno completar um ano, por conta do perigo de engasgo.
Deu vontade, né? Então veja 10 receitinhas deliciosas com milho:
* Consulte o pediatra para confirmar se os alimentos a seguir estão liberados na dieta do pequeno.
- Para bebês a partir de 6 meses:
1. Milho cozido na espiga (com corte especial)
Ingredientes:
- Espiga de milho
- Água para cozimento
Modo de preparo:
Cozinhe a espiga de milho na panela de pressão, e basta espetar com um garfo para verificar o cozimento. Quando for servir para o bebê, pegue uma faca e corte no meio de todas as fileiras de grãos. Depois é só dar na mão do pequeno para ele se deliciar e se divertir explorando o alimento.
2. Bolinho de milho
Ingredientes:
- 1 espiga de milho
- ½ cebola pequena
- 1 dente de alho
- Temperos à gosto
Modo de preparo:
Bata no mixer um pouco mais da metade do milho e restante dos ingredientes. Adicione o restante do milho e misture. Coloque pequenas porções da massa em uma frigideira antiaderente e deixe dourar dos dois lados.
- Para bebês a partir de 8 meses:
3. Polentinha
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de fubá
- 1 xícara de água
Modo de preparo:
Coloque o fubá na água e deixe descansar por 5 minutos, em seguida leve para o fogo. Deixe levantar fervura e cozinhe por uns 6 minutos, em fogo baixo, mexendo sempre.
- Para bebês a partir de 10 meses:
4. Panqueca de milho
Ingredientes:
- 1 lata de milho-verde ou 1 ⅓ de xícara (chá) de grãos de milho congelados ou debulhados da espiga já cozida
- 1 ovo
- ½ xícara (chá) de leite de vaca ou vegetal
- 1 colher (sopa) de manteiga derretida ou azeite
- ½ xícara (chá) de farinha de trigo
- ½ colher (sopa) de fermento em pó
- 2 talos de cebolinha
- Temperos a gosto
Modo de preparo:
Numa tigela grande, quebre o ovo. Junte o leite, a manteiga e mexa bem com o batedor de arame até ficar liso. Acrescente a farinha e misture bem. Tempere com sal (para maiores de um ano ou com liberação do pediatra) e outros temperos que gostar.
Adicione o fermento em pó, os grãos de milho, a cebolinha fatiada e misture delicadamente com uma espátula. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, coloque cerca de ½ colher (chá) de manteiga e espalhe bem com uma folha de papel toalha para untar (repita essa operação antes de cada leva).
- Para crianças acima de 1 ano:
5. Angu com espinafre
Ingredientes:
- 2 espigas de milho
- 1 e 3/4 xícara de chá de água
- 1/2 unidade média de cebola
- 1 colher de sobremesa de óleo
- 1/3 do maço de espinafre
- 1 colher de chá de sal ou temperos naturais
Modo de preparo:
Bata o milho com a água e reserve. Refogue a cebola picada no óleo e acrescente o espinafre limpo e rasgado em pedaços. Coloque o milho batido e o sal para cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre, por 12 minutos. Rende 5 porções.
6. Creme de milho
Ingredientes:
- 4 espigas de milho (cerca de 2 xícaras (chá) de milho debulhado, caso queira usar o congelado)
- 2 xícaras (chá) de leite animal ou vegetal
- ½ cebola
- 1 colher (sopa) de manteiga
- Noz-moscada ralada na hora a gosto
- Sal a gosto
Modo de preparo:
Corte os grãos do milho limpos para debulhar. Transfira os grãos para uma tigela e repita com as outras espigas. Descasque e pique fino a cebola. No liquidificador, bata a metade do milho debulhado com o leite e reserve. Leve uma panela média com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar.
Acrescente a outra metade dos grãos de milho e refogue por cerca de 3 minutos, até a cor do milho ganhar um tom mais vivo. Regue com a mistura de leite, diminua o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, até engrossar, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Desligue o fogo, tempere com sal e noz-moscada a gosto.
7. Farofa de milho com vagem
Ingredientes:
- 1 prato de sobremesa cheio de vagem
- 1/3 xícara de chá de farinha de milho
- 1/2 unidade média de cebola
- 1 dente de alho
- 1 colher de sobremesa de óleo
- 1 colher de sobremesa de manteiga sem sal
- 1/4 xícara de chá de água
- 1 colher de café de sal
Modo de preparo:
Corte a vagem transversalmente e pique a cebola e o alho. Em uma panela, derreta a manteiga com o óleo, acrescente a cebola e o alho e refogue por 1 minuto. Acrescente a vagem e refogue. Coloque a água e deixe cozinhar. Quando a vagem estiver macia, acrescente o sal e a farinha de milho, mexendo sempre por 10 minutos. Rende 7 porções.
8. Bolo de milho vegano com leite de arroz
Ingredientes:
- 5 espigas de milho
- 1 xícara de leite de arroz
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 3 colheres de sementes de linhaça hidratadas
- 1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de preparo:
Deixe a linhaça de molho em água até cobrir por meia hora. Escorra. Retire o milho da espiga e coloque no liquidificador juntamente com os demais ingredientes e bata. Coloque em uma forma antiaderente untada e leve ao forno por 30 a 40 minutos ou até dourar (o tempo varia de acordo com a potência do forno). Espere amornar para desenformar e cortar. Caso queira colocar açúcar, o indicado é esperar a criança completar dois anos.
- Para crianças acima de 2 anos:
9. Tortilha de milho
Ingredientes:
- 3/4 de xícara de farinha de milho fina (fubá) – de preferência orgânica
- ½ xícara de farinha de linhaça dourada
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1/4 de xícara de água – e mais caso precise para dar ponto
- 1 colher de chá de sal
Modo de preparo:
Em uma tigela, misture bem as farinhas e o sal com um fouet. Adicione o azeite e a água e vá misturando, formando uma massa úmida, mas firme. Abra a massa entre dois plásticos filmes, com o auxílio de um rolo de massa ou uma garrafa higienizada. Quanto mais fina, mais crocantes.
Corte em triângulos e posicione-os em uma forma levemente untada. Asse em forno pré-aquecido a 200º por cerca de 15 minutos, até que fiquem crocantes e levemente douradas.
10. Muffin de milho
Ingredientes:
- ½ xícara de farinha de trigo
- ½ xícara de fubá
- 1 colher de sopa de açúcar demerara
- ½ colher de chá de fermento em pó
- ½ colher de chá de sal
- 2 colher de sopa manteiga sem sal derretida
- 1 ovo
- ¾ de xícara de iogurte natural
- ½ xícara de milho debulhado cozido
Modo de preparo:
Unte com azeite as forminhas e reserve. Em uma tigela, misture primeiro a farinha, fubá, açúcar, o fermento e o sal, e em seguida adicione a manteiga, o ovo, o iogurte e o milho. Mexa até formar uma massa homogênea. Coloque nas forminhas e leve para assar a 180ºC por 10 a 15 minutos. Faça o teste do palito. Espere esfriar para desenformar.
* Receitas sugeridas pelas nutricionistas Marina Ossick e Luna Azevedo