10 livros para ler com as crianças
Histórias para introduzir seus filhos ao hábito da leitura, com opções para diferentes gostos e faixas etárias
Iniciar o contato das crianças com os livros é uma maneira divertida de criar conexões entre pais e filhos. Enquanto eles ainda não são alfabetizados, fazer a leitura conjunta em voz alta ajuda a estimular a imaginação e abre as portas para que, mais tarde, os jovens tenham autonomia para escolher os seus próprios livros.
Selecionamos 10 livros com cores, texturas e histórias que crianças do início ao final da infância podem aproveitar junto aos pais, desenvolvendo reflexões e criando laços.
Coleção Com meus dedinhos: Bichinhos Fofinhos!
A coleção “Com Meus Dedinhos”, da editora Usborne, tem 14 títulos diferentes e é ideal para crianças a partir de 1 ano. Os livros da autora Fiona Watt, com ilustrações de Stella Baggot, contam histórias sobre vários bichinhos, com instruções, perguntas e texturas para brincar com as ilustrações.
As aventuras de Vitório
O livro conta três histórias de Vitório, um porquinho que adora viajar e se aventurar por todos os lugares imagináveis: do fundo do mar ao espaço sideral. As histórias criadas pela autora e ilustradora Veridiana Scarpelli não possuem texto e são contadas pelas ilustrações ricamente coloridas, dando espaço para a criação conjunta pela imaginação de pais e filhos.
O mistério do coelho pensante
Lançado nos anos 1960, este é o primeiro livro de Clarice Lispector escrito para crianças. Inspirado e dedicado aos seus filhos Pedro e Paulo, o livro conta a história de um coelho inquieto de tanto farejar ideias que decide fugir do seu cercado e toma gosto pela liberdade. Com uma narrativa que estimula a brincadeira e a imaginação, o texto foi construído para facilitar uma leitura guiada por um adulto.
E foi assim que eu e a Escuridão ficamos amigas
Este é o segundo livro do rapper Emicida lançado para crianças e conta a história de uma menina que tem medo da Escuridão, mas vai descobrir que no desconhecido também se pode encontrar a amizade. Indicado para crianças a partir de 4 anos, o título tem uma narrativa rimada e é ilustrado pelo artista Aldo Fabrini.
E foi assim que eu e a Escuridão ficamos amigas
Meu crespo é de rainha
Uma obra da escritora bell hooks voltada ao público infantil, “Meu crespo é de rainha” é um livro ideal para se ler em volta e apreciar cada rima da narrativa poética. Recomendado para crianças de 5 a 8 anos, a história é um poema que exalta a diversidade do cabelo crespo em penteados e texturas.
Viagem pelo Brasil em 52 histórias
Este é um daqueles livros grandes para sempre ter uma história à mão para contar. A obra reúne cinquenta e dois mitos e lendas de todas as regiões do Brasil. As histórias são acompanhadas de imagens e pequenos textos informativos que ajudam a conhecer mais sobre a biologia e a geografia de cada lugar.
Viagem pelo Brasil em 52 histórias
À sombra da mangueira
À sombra da mangueira é um livro criado coletivamente a partir de histórias narradas por jovens frequentadores da ONG Hakumana, em Maputo, Moçambique, e ilustradas pelo brasileiro Angelo Abu. As narrações têm diversas referências da cultura moçambicana e das tradições do país. O livro também tem um QR Code que permite ouvir os contos com o sotaque de Moçambique e nas línguas Changana e Ronga.
À sombra da mangueira | Amazon.com.br
Violeta Parra – Para Meninas e Meninos
O livro faz parte da Coleção Antiprincesas e conta histórias sobre a vida da cantora Violeta Parra, suas canções e seu povo. Junto aos detalhes da biografia da artista, os leitores também encontram atividades e jogos para engajar as crianças.
Violeta Parra. Para Meninas e Meninos
FLICTS
Um clássico atemporal, “FLICTS” é uma das obras mais famosas de Ziraldo e conta a história de uma cor em busca do seu lugar no mundo. A leitura abre espaço para compartilhar memórias e criar conexões entre as experiências de leitura de pais e filhos.
A vida não me assusta
“A vida não me assusta” é uma obra que reúne o belo poema homônimo da escritora estadunidense Maya Angelou e ilustrações de Jean-Michel Basquiat. Feito em capa dura para deixar a experiência mais confortável, o livro explora os medos que surgem sobre os obstáculos da vida e estimula a coragem para enfrentá-los.