Guia de pais: o que esperar do desenvolvimento do bebê a cada mês
Especialistas detalham quais são as respostas físicas e emocionais que os pais podem esperar do primeiro ao décimo segundo mês de vida do bebê.
Vivenciar a maternidade com atenção é interiorizar, dia após dia, que o processo de cada mãe único e o mesmo se aplica para o bebê. Mais do que características físicas singulares, como a cor dos olhos, tipo de cabelo e o peso, as crianças seguem trajetórias individuais de estímulos e respostas físicas e emocionais a partir deles.
Com isso em mente, o objetivo deste guia é construir uma base para nortear os pais a respeito do que esperar de seus bebês a cada mês. E para elaborar esta escala que permite monitorar o desenvolvimento da criança ouvimos as especialistas Jéssica de Moura Assunção, neuropsicóloga do Espaço Clínico Ápice; a pediatra Priscila Passarelli, pós-graduada em neurologia infantil; a psicóloga Anna Carolina Navatta, especializada em neuropsicologia; e consultamos o “O Grande livro do Bebê”, da pediatra Thatiane Mahet.
Vale ter em mente que, entre intervalos mais curtos, como do primeiro para o segundo mês, o bebê pode não demonstrar transformações tão visíveis, mas há sempre um refinamento acontecendo no que ele já vinha mostrando no período anterior e isso é essencial para o seu desenvolvimento.
Caso haja qualquer dúvida sobre a evolução esperada do pequeno, tenha o contato do pediatra que o acompanha em mãos para que ele possa acalmar as angústias que surgem quando nos questionamos: “será que meu filho está fazendo isso no tempo certo?”. Assim, o médico poderá analisar o caso do seu filho e lembrá-la que, como toda jornada, essa também envolve paciência, atenção e respeito.
Vamos aos sinais de desenvolvimento:
1º mês
- Bebê tende a olhar para o rosto das pessoas que estão próximas a ela
- Reage com expressões e movimentos de susto diante de barulhos altos (Reflexo de Moro)
- Reconhece e se acalma ao ouvir a voz da mãe
- Pode mamar até dez vezes por dia
- Dorme de 20 a 22 horas diariamente
2º mês
- Começa a emitir barulhos
- Consegue erguer o queixo e levantar o tronco quando está de bruços
- Vira a cabeça em direção ao som que está ouvindo
- Presta mais atenção aos rostos familiares e começa a seguir objetos com os olhos
3º mês
- Os balbucios passam a ficar mais evidentes e há uma tentativa de interação
- Começa a identificar de onde estão vindo os barulhos
- Passa a sorrir em resposta a algum estímulo (sorriso reativo)
- Leva as mãos (e/ou brinquedos) à boca e começa a brincar com a língua
- Vira o corpo de lado, além de conseguir erguer bem a cabeça e o troco
- Dorme cerca de 16 horas diariamente
4º mês
- Sorri de forma espontânea
- Tem choros diferentes para demonstrar fome, cansaço ou dor
- Consegue manter a cabeça firme, sem apoio
- Explora o corpo (mexendo nos pés, agarrando com as mãos…)
- Reconhece pessoas e objetos queridos de longe
5º mês
- Desenvolve a capacidade de girar a cintura, movimento que fica evidente na hora do banho e de trocar a fralda
- Consegue ficar de pé quando é segurado pela cintura
- Morde, lambe e leva objetos à boca com frequência (início da fase oral)
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6º mês
- Passa a gostar de se ver no espelho
- Reconhece o próprio nome
- Emite sons com entonações positiva ou negativa como resposta às pessoas
- Consegue segurar os objetos e passá-los de uma mão para a outra
- Senta com mais independência
- Consegue rolar de bruços, ficando com a barriga para cima e vice-versa
- Quando é colocado de pé, apoia os pesos sobre as pernas e pode tentar saltar
7º mês
- Os dedos polegar e indicador começam a fazer o movimento de pinça
- Esboça o ato de bater palmas
- Sentado, tende a apoiar as mãos na frente do corpo para aumentar sua base de sustentação
- Começa a esboçar sílabas
8º mês
- O equilíbrio mostra-se mais desenvolvido
- Consegue segurar objetos que estão próximos sem deixar cair
- Tende a parar uma atividade quando ouve a palavra “não”
- Pode começar a engatinhar (lembrando que não é um marco obrigatório)
9º mês
- Entende gestos, como “não!” e “tchau”, além de conseguir usá-los para se comunicar
- Começa a recusar ir no colo ou ficar próxima de pessoas estranhas, porque passa a diferenciar quem ele conhece ou não
- Consegue identificar objetos escondidos e se aventura em brincadeiras desse tipo
- Já senta completamente sem apoio
- É capaz de ficar de pé ao se apoiar em algo para levantar
Entre 10º e 11º mês
- A vontade de ficar de pé é ainda maior, conseguindo realizá-la com apoio
- Pode trocar alguns passos quando está apoiado
12º mês
- Compreende pedidos simples como “vem com a/o mamãe/papai” ou “dá a bola”
- Começa a identificar e dizer as primeiras palavras (ainda que não completas)
- Seus movimentos já estão mais refinados, conseguindo usar os dedos para segurar objetos
- Passa a ter capacidade de imitar ações de pessoas próximas
- Inicia-se o jogo lúdico, em que a criança começa a brincar de faz de conta
- Pode ficar de pé sozinho, mas ainda dá os primeiros passos com apoio