Continua após publicidade

8 filmes infantis que retratam a relação entre irmãos

Confira uma lista recheada de opções que podem ajudar a fortalecer os laços entre os pequenos aí na sua casa

Por Carla Leonardi
5 set 2022, 16h25
Cena do filme O Poderoso Chefinho -indicado ao Oscar de Melhor Animação
 (O Poderoso Chefinho/Divulgação)
Continua após publicidade

Ter um irmão, seja mais novo ou mais velho, é contar com um verdadeiro cúmplice durante a infância e a adolescência. Nas risadas, nas brigas, nas confusões e até nas reclamações contra as regras dos pais… E uma coisa é certa: apesar de ter muita discussão sobre todo e qualquer assunto, ninguém vai te proteger mais do que ele fora de casa. Pensando nessa relação tão especial – e em comemoração ao Dia do Irmão, celebrado neste 5 de setembro – reunimos aqui 8 animações que retratam lindamente a importância dos laços fraternais. Confira a seguir e prepare a pipoca! 🍿

1. O Poderoso Chefinho

De 2017, a animação da DreamWorks retrata a chegada de um bebê à família a partir do olhar de Tim, o irmão mais velho. Aos sete anos, o pequeno vê tudo mudar com a novidade do caçula. Tendo que lidar com o ciúmes e com a divisão de atenção dos pais, o garoto, que tem uma imaginação e tanto, descobre que o irmãozinho é, na verdade, o gerente de uma empresa de bebês que tem a missão de salvar o amor dos adultos pelos filhos. Assim, eles se unem contra o mesmo inimigo.

2. Frozen – Uma Aventura Congelante

A animação da Disney não se tornou um dos maiores sucessos de todos os tempos à toa – além de toda a beleza e das músicas que prendem os pequenos espectadores, a história de Elsa e Anna é mesmo encantadora. Órfãs, Elsa faz de tudo para manter a irmã protegida, mesmo que isso implique a sofrida distância entre elas. O filme retrata o cuidado e o amor que os laços fraternais podem gerar.

Ainda não tem o Disney+? Assine aqui.

frozen
(Disney/Divulgação)

3. Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica

A animação da Pixar de 2020 não entrou para a lista de queridinhas do estúdio, mas é uma bela opção para os pequenos assistirem. O filme conta a história de dois elfos adolescentes que são irmãos e que partem para uma missão extraordinária em busca da magia – se é que ela ainda existe. Em uma narrativa cheia de elementos encantadores, a emoção também sobressai com a importância das relações familiares.

Continua após a publicidade

4. Os Incríveis 1 e 2

Em uma família de super-heróis, a relação entre irmãos vai para outro nível, afinal, eles estão descobrindo suas habilidades enquanto lidam com as questões da infância e da adolescência – e, claro, da convivência entre os três. Um belo exemplo de que, não importa como seja a dinâmica familiar de cada um, a vivência entre irmãos é quase sempre muito parecida. Entre o primeiro e o segundo filme da franquia, acompanhamos ainda o crescimento das crianças e as mudanças daí decorrentes.

os incríveis 2
(Reprodução/Divulgação)

5. Irmão Urso

Na história que virou filme da Disney em 2003, Kenai, um jovem índio, quer se vingar dos ursos após um de seus irmãos ter sido morto por um. Mas ele é magicamente transformado em urso e se vê tendo que fugir de outro irmão que quer caçá-lo. Nessa aventura, o personagem vai contar com a ajuda de Koda, um filhote que nos mostra que os laços fraternais também podem surgir entre pessoas que não nasceram na mesma família.

6. Meu Malvado Favorito

A animação da Pixar de 2010 que ainda é sucesso entre os pequenos nos conta a história do mal-humorado Gru, que, sem esperar, acaba adotando três irmãzinhas: Margo, Agnes e Edith. No filme, a mais velha, Margo, assume uma personalidade mais responsável e protetora, sempre cuidando das mais novas, principalmente de Agnes. Mais uma vez, a proteção e o cuidado entre as crianças chamam a atenção.

Continua após a publicidade
meu-malvado-favorito
(Meu Malvado Favorito/Divulgação)

7. O Pequeno Stuart Little

O filme já é antigo, do fim dos anos 1990, mas ainda é referência quando o assunto é a relação entre irmãos. O ratinho adotado pela família Little encontra a resistência de George, filho mais velho que não aceita o novo membro com tanta facilidade. A animação mostra que, mesmo tendo desejado um irmãozinho, o garoto tem dificuldades para lidar com o novo cenário. A difícil relação com o gato Snowbell também é uma alegoria desse momento inicial de adaptação, mostrando que o carinho vai sendo construído a partir da convivência.

8. Lilo & Stitch

Essa é outra animação que, embora tenha estreado há vinte anos, logo nos vem à mente quando falamos sobre irmãos. Nessa produção da Disney, duas irmãs órfãs contam com o amor e o cuidado que uma tem pela outra – claro, com desentendimentos normais de qualquer família – mostrando a importância do companheirismo.

Ainda não tem o Disney+? Assine aqui.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.