Continua após publicidade

Brincadeiras e atividades para entreter as crianças em casa nas férias

Com criatividade e flexibilidade, dá para encontrar várias ideias para divertir os pequenos nesse período longe da escola

Por Valentina Bressan
8 jul 2024, 17h00

Entreter e divertir as crianças durante as férias escolares é uma tarefa que exige criatividade e paciência dos pais. Além de programar passeios e viagens, muitas vezes é preciso se desdobrar para inventar o que fazer dentro de casa. 

É um bom momento para reforçar a conexão familiar e descobrir novos jeitos de brincar nos espaços cotidianos da casa. As férias também podem servir para testar as novas atividades, que podem começar a fazer parte do dia a dia e dos finais de semana caseiros.

Resgate brincadeiras da sua infância

Você, mãe ou pai, já parou para pensar em como as brincadeiras preferidas mudaram desde a sua infância até o nascimento de seu filho? O período de férias escolares é uma boa oportunidade para resgatar as atividades que você mais gostava de fazer quando criança e apresentá-las aos pequenos. 

Vale brincar de pião, bolinha de gude, telefone sem fio e jogo da velha. Jogos de tabuleiro e de cartas são outra ótima opção para passar um dia chuvoso. Velhas memórias podem se tornar bons momentos em família, e ajudam a desgrudar das telas e eletrônicos. 

Dá para fazer atividade física dentro de casa, sim!

Se a preocupação é que os pequenos passem as férias sedentários, ligados na televisão ou no computador, uma boa solução é colocar a família inteira para se exercitar dentro de casa. 

Continua após a publicidade

Uma opção possível para ambientes pequenos é fazer yoga junto com as crianças. Existem várias aulas disponíveis gratuitamente na internet, e tem opções voltadas para a infância. Se tiver um pouco mais de espaço, como uma varanda, dá para pular corda – desde que não vá colocar algum lustre ou vaso em risco. 

Uma ideia divertida é envolver todo mundo em uma festa caseira: é só colocar uma música para tocar e a única regra é não ficar parado. Dá para se revezar escolhendo as músicas, envolvendo a autonomia da criança na brincadeira. 

Colocando a mão na massa

Crianças costumam adorar brincadeiras que envolvam pelo menos um pouco de sujeira. Para esse período em casa, dá para incentivar os pequenos a ajudarem na cozinha – dentro do que for possível e seguro para a faixa etária, claro. Uma tarde fazendo bolo e lavando a louça, além da diversão, garante um lanche para a famílai inteira. 

Continua após a publicidade

Outras atividades boas para as férias são fazer slime, pintar e desenhar e fazer colagens e recortes. Dependendo da idade, pais e filhos podem aprender juntos a fazer origami ou inventar uma competição de aviõezinhos de papel – quem consegue voar mais longe? 

A única regra é a criatividade

Para driblar o tédio e encorajar a criatividade das crianças, o mais importante é estar aberto para inventar novas formas de usar os espaços da casa. Nesse sentido, uma cabana de lençol sobre duas cadeiras pode se transformar numa aventura na floresta com um pouco de imaginação. 

Inventar histórias, aliás, é uma das melhores formas de passar o tempo – o piso entre os sofás pode se transformar em lava, e escondendo alguns objetos pela casa, está criada uma caça ao tesouro. Para entreter os pequenos, o que importa é deixar a imaginação correr livre e, assim, também voltar a ser criança (pelo menos por algumas horas).

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.