Mãe viraliza no Linkedin com mensagem necessária sobre empatia no trabalho
Mary Beth Ferrante programou uma mensagem sincera em seu e-mail sobre o porquê de estar demorando para responder seus clientes.
Com a mudança do trabalho presencial para o remoto, ficou ainda mais nítido como mães estão equilibrando muitos pratos para que suas carreiras, lares e cuidados com os filhos funcionem simultaneamente. Por muito tempo, estas manobras fizeram com que estas figuras femininas fossem vistas como “super-heroínas”, título irreal e ultrapassado, já que apenas fortalece a divisão desigual de tarefas, deixando as mães sobrecarregadas, exaustas e tendo pouco espaço para olhar para sua saúde mental.
Quem fala sobre isso é a mãe Mary Beth Ferrante, que viralizou no Linkedin ao expor um recado automático que deixou programado em sua caixa de e-mail. De maneira educada, o texto começa agradecendo pela paciência do outro na espera pela resposta. Com delicadeza, mas assertividade, ela explica um pouco sobre a rotina da família em tempos pandêmicos na esperança de empatia do interlocutor.
“A pandemia continua a atingir nossas creches e escolas. Eu e meu marido voltamos a dividir nosso tempo para que um possa focar no trabalho enquanto outro se dedica ao cuidado das crianças (o que inclui levá-los para testar diversas vezes, ter suas atividades canceladas e pegá-los mais cedo porque seu nariz está escorrendo e há a possibilidade de exposição e só foram três dias úteis de 2022). Logo, a minha resposta para o seu e-mail pode levar mais tempo do que o esperado”, escreveu Mary, ressaltando a inconstância da rotina para pais e mães conseguirem conciliar os cuidados com os pequenos e a vida profissional.
E ela sabe bem do que está falando, já que é mãe de dois e CEO da WRK/360, uma plataforma criada para repensar a cultura dos ambientes de trabalho, focando em promover uma jornada flexível e com empatia pensada para os pais.
“Mães são ambiciosas. Mães são impulsionadas pela carreira. Mães querem fazer um bom trabalho. Mães querem ser pagas por seu trabalho. Mães amam seus filhos e suas família. Tudo isso pode ser verdade”, em livre tradução.
Seja gentil com você mesma, mãe!
Junto aos detalhes sobre o porquê da possível demora para retornar o contato dos seus clientes, a mãe também abre um diálogo importante com outros pais que podem estar lendo aquela mensagem e tentando incansavelmente dar conta de tudo – o que, na soma de dois anos, sabemos não ser possível.
“Se você está fazendo um malabarismo com cuidado/escola/saúde, por favor, seja gentil com você mesmo. Priorize o que é mais importante pessoal e profissionalmente. Peça ajuda, prazos de entrega maiores e empatia. Tente até mesmo definir o seu ‘fora do trabalho’ para lembrar aos outros que, na verdade, ainda estamos trabalhando durante uma pandemia e equilibrar cuidados com filhos e trabalho já é difícil o bastante mesmo quando estamos nos melhores momentos”, desabafou Mary.
Nos comentários, diversas mulheres refletiram sobre como o machismo estrutural continua a fazer com que a rotina dos homens seja mais flexível e com menos pressão para que dêem conta de tudo.”Mulheres pensam que responder um e-mail rápido nos faz boas em nossos trabalhos. Mas eu digo que precisamos começar a nos sentirmos livres para fazer o que os homens fazem com frequência: ignorar e-mails (exceto os mais críticos) e respondê-los apenas quando tivermos tempo para isso”, comentou uma de suas conexões no Linkedin.