Continua após publicidade

O que pais devem fazer quando perdem seus filhos em lugares públicos

Não faça uma busca silenciosa. Tenha em mente que quanto mais comoção de quem está ao redor, maiores são as chances da criança ser encontrada.

Por Alice Arnoldi
6 fev 2021, 10h00
Criança-perdida-entre-adultos
 (Bohdan Skrypnyk/Getty Images)

As altas temperaturas do verão tendem a ser sinônimo de diversão para as crianças que amam passear nas praias, parques e outros locais para correr a vontade. Já para os pais, o período precisa ser de atenção. Ainda que seja prazeroso ver os pequenos aproveitando intensamente a infância, eles podem acabar escapando do campo de visão dos responsáveis e o que era para ser um momento de lazer, vira um tormento.

O desespero é inevitável ao se deparar com uma situação desta. Entretanto, especialistas reforçam que é possível revertê-la quanto mais rápida for a reação dos pais e/ou responsáveis ao perceberem o sumiço da criança. Quem enumera quais devem ser as primeiras atitudes em momentos de desaparecimento são o Major Palumbo, do Corpo de Bombeiros da PMESP, e a enfermeira socorrista do SAMU, Ebony Campos.

Ao perceber o sumiço:

Já ao encontrá-la…

Major Palumbo enfatiza que, com as medidas colocadas em prática o mais rápido possível, a tendência é que a criança seja encontrada. Neste momento, o primeiro passo é confortá-la emocionalmente pelo o que aconteceu e analisá-la de perto.

Ainda que seja um cenário delicado de ser discutido, a socorrista Ebony pontua que é importante que os os pais confiram se o filho não apresenta nenhum sinal de agressão física ou até mesmo de abuso sexual. Caso alguma marca ou comportamento após o acidente levem os responsáveis a terem dúvidas, é necessário recorrer a uma análise médica imediata para que, assim, a saúde e a segurança da criança sejam garantidas.

Publicidade

Publicidade