Continua após publicidade

Já ouviu falar das “Fiver Parties”? Estas festas infantis estão bombando!

Esqueça os milhares de presentes! A ideia desses aniversários é que, com a quantia doada pelos convidados, o pequeno escolha algo que realmente deseja.

Por Flávia Antunes
Atualizado em 3 nov 2019, 11h18 - Publicado em 3 nov 2019, 10h18
 (Jose Luis Pelaez Inc/Getty Images)
Continua após publicidade

As festas de aniversário são sempre eventos muito esperados pelos pequenos. Reunir os amigos, cantar parabéns, ganhar presentes… Este último elemento, porém, tem gerado polêmica em algumas comemorações fora do país.

A questão é que, muitas vezes, as crianças recebiam os mimos dos convidados e abriam na frente deles, exclamando frases como: “Esse eu já tenho!” ou “Não é o que eu queria!”. Claro que gerava constrangimento na pessoa que presenteou – e podia até abrir espaço para uma competição entre os baixinhos.

Além da situação chata, a quantidade de presentes também podia virar um problema. Afinal, é comum que alguns deles não atendam às expectativas do aniversariante e fiquem largados ou sejam passados para frente.

Pensando nisso, e com a proposta de criar uma experiência mais significativa pro aniversariante, surgiram as “Fiver Parties”. O nome, baseado na palavra “five” (cinco, em português), tem tudo a ver com a ideia: em vez de cada convidado chegar com um presente, ele oferece 5 dólares em dinheiro – ou em cartão de vale-compra, costume frequente nos EUA.

Assim, a criança pode juntar e comprar algo que realmente queira: um brinquedo, uma boneca, ou até uma experiência ou passeio, como um dia no museu.

Continua após a publicidade

A mãe norte-americana Rachel Horan organizou uma fiver party para a sua filha Michaela e conta como foi o momento. “Ela estava querendo um passe para o zoológico. Nós estávamos priorizando experiências e não coisas materiais. Então, quando as pessoas perguntaram, dissemos que seria muito interessante se pudessem contribuir para o passeio, mas que não queríamos que ninguém se sentisse obrigado a trazer um presente”, disse ela.

E não é que deu certo? “Michaela acabou ganhando vale-presentes e dinheiro suficientes para comprar o seu ingresso para o zoológico e ainda um acampamento de verão, além de passes para o cinema e para um parque de diversões local”, contou a mãe.

“Foi tão incrível e está criando muito mais memórias do que um brinquedo faria. Tantos familiares disseram que queriam ter pensado nisso para as suas próprias crianças mas não estavam certos de como fazer”, acrescentou Rachel.

Continua após a publicidade

A escritora e fundadora da plataforma “Soluções Parentais Positivas”, Amy McCready, confessa que achou o conceito da festa estranho quando ouviu pela primeira vez. Porém, depois de entender como estava funcionando para os pais e seus filhos, ela confessa que mudou de ideia. 

“Nossas crianças frequentemente ficam tão inundadas com ‘coisas’ em seus aniversários que cada presente se torna menos especial. Com as fiver parties, parentes e pessoas próximas podem continuar dando alguns presentes, e os amigos podem ajudar contribuindo para um item ou experiência cobiçada pela criança”, explicou ela.

No entanto, Amy reforça a importância de que o estilo de festa seja aprovado antes pela criança, já que nem todos os coleguinhas estão familiarizados com a ideia. O ideal é que os pais conversem com os pequenos, falem sobre os benefícios e deixem aberto para o aniversariante concordar ou não. Gostou? Que tal tentar no próximo aniversário?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.