Continua após publicidade

Como escolher o melhor teste de gravidez de farmácia?

São muitas as opções disponíveis nas prateleiras. Entenda se há diferenças, em termos de qualidade, entre elas

Por Da Redação
5 nov 2023, 10h00
Como funcionam os testes de gravidez de farmácia
 (Thinkstock/Getty Images)

Será que estou grávida? Quando essa dúvida bate, o primeiro impulso de várias mulheres é correr para comprar um teste de gravidez de farmácia. Chegando ao local, as muitas opções disponíveis podem dificultar a escolha. Mas será que existe um produto que é realmente melhor?

Antes de tudo, vale lembrar que, quando realizados conforme as orientações do fabricante, os testes de gravidez em geral prometem uma eficácia de 95 a 99%, segundo essas mesmas empresas. Os produtos analisam a presença de gonadotrofina coriônica humana (cuja sigla é hCG) na urina da pessoa. Esse hormônio, vale dizer, pode ser detectado tanto na urina quanto no sangue, nos casos de testes laboratoriais, de gestantes.

Entenda o que pode causar um falso positivo em testes de gravidez
(Letizia Le Fur/Getty Images)

Existe em teste de gravidez que é melhor?

Em entrevista ao BEBÊ, Alexandre Pupo Nogueira, médico associado à Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) afirmou que a qualidade dos testes de gravidez de farmácia não está associada a um valor de venda alto.

Continua após a publicidade

O especialista explicou que, atualmente, a grande maioria das opções disponíveis é bastante sensível, com capacidade para identificar valores baixos de hCG. O que muda em relação ao resultado final, positivo ou negativo, é a apresentação (como os modelos com barrinha ou com carinha feliz) e o quanto o teste traz “detalhes” – aqui, o exemplo é a versão que aponta inclusive a semana gestacional. Todos, entretanto, são válidos.

Pupo ressalta também que os testes de gravidez comercializados em estabelecimentos do Brasil são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e têm qualidade semelhante. E, já que a marca em si não faz diferença em termos de assertividade, uma boa dica é prestar atenção na validade do item e se ele está armazenado corretamente na farmácia, ok?

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Publicidade