Continua após publicidade

Ginecologista revela 4 fatos sobre o parto que toda grávida deveria saber

Ninguém te contou que você poderia tremer descontroladamente depois de dar à luz? Veja essa e outras questões sobre o nascimento do seu bebê

Por Carla Leonardi
14 fev 2023, 12h48
Quando o bebê pode nascer? Entenda a melhor semana de gravidez para o parto
Quando o bebê pode nascer? Entenda a melhor semana de gravidez para o parto (Philippe Degroote/Getty Images)
Continua após publicidade

Devo me depilar antes de ir para a maternidade? É verdade que muitas mulheres acabam fazendo cocô na hora do parto? Mesmo diante de tantas expectativas para o nascimento do bebê, questões como essas não deixam de aparecer, ainda que sejam de menor importância. Mas a verdade é que, embora elas aumentem a lista de perguntas que povoam a mente da grávida, médicos e enfermeiros estão mais do que acostumados – e, certamente, focados na sua saúde e da sua criança.

Foi pensando nesse tipo de informação que a ginecologista e obstetra Ali Rodriguez, conhecida na internet como dra. Ali, compartilhou em seu TikTok um vídeo com quatro fatos sobre o parto. A curiosidade e a identificação foram tantas que o post já tem mais de 10,7 milhões de visualizações e milhares de comentários. “Ninguém me avisou sobre isso”, escreveu uma seguidora.

Recém-nascido sobre o peito da mãe logo após o parto.
(PHDG/Thinkstock/Getty Images)

Fatos que você precisa saber antes de dar à luz

“Aqui estão quatro coisas que eu quero que você saiba se estiver para dar à luz em breve. Número um: você não precisa se depilar antes do parto. Não é necessário, eu não me importo”, começa a médica.

“Número dois: a maioria das mulheres faz cocô enquanto empurra”, explica Ali. “Escute: os músculos que você usa para fazer força quando está constipada são os mesmos que você usa para empurrar o bebê para fora. Além disso, a cabeça dele faz pressão no seu reto, então o que estiver lá vai sair. Isso é normal, está ok.”

Continua após a publicidade

O terceiro fato é sobre o sangramento que acontece depois do parto, qualquer que seja o modo pelo qual o bebê nasceu. “Toda mulher, depois de dar à luz, não importa se por via vaginal ou cesariana, vai sangrar. Sangramento é normal, mas se for em excesso, aí é uma hemorragia”, diz a ginecologista.

E por último – mas, certamente, o fato que mais trouxe comentários para o vídeo – é o tremor causado pelo parto. “Você vai tremer loucamente, especialmente logo depois de dar à luz. Você está cheia de adrenalina e passa por muitas mudanças de fluidos”, conta a médica.

“Ninguém me avisou sobre os tremores depois da cesariana e eu realmente achei que estava morrendo”, lembrou uma seguidora. “Eu empurrei ao longo de 5 horas e fiz cocô o tempo todo”, contou outra. São mais de 9 mil comentários com diversos relatos parecidos.

Continua após a publicidade

Assista, a seguir, ao vídeo completo:

@alirodmd

you’re going to shake also let’s normalize these #laboranddelivery #obgyn #birth #pregnant

♬ original sound – The Latina Doc

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.