Bruno Mars está em plena turnê pelo Brasil até o dia 5 de novembro, com apresentações nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte.
Criado em uma família de tradição musical, o cantor de 39 anos recém-completos é um dos maiores nomes da música pop da atualidade. Mesmo assim, poucos sabem seu nome de nascimento.
A origem de Bruno Mars
O artista cresceu rodeado pela música: sua mãe era cantora, seu pai era multi-instrumentista – sem falar no tio e no irmão, também músicos.
Contudo, Bruno nasceu no Havaí como Peter Gene Hernandez, em 8 de outubro de 1985. Inclusive, celebrou o seu aniversário de 39 anos em São Paulo, durante a atual turnê pelo país.
O nome artístico Bruno tem uma história familiar: surgiu a partir do pai do cantor, que achava o filho parecido com o lutador norte-americano Bruno Sammartino. O apelido pegou e, mais tarde, o novo “sobrenome” também surgiu de uma maneira curiosa.
Segundo uma entrevista concedida por Bruno em 2010 à Rap Up, ele sentia falta de algum “toque especial” em seu nome artístico. Assim, ele viu a oportunidade nos elogios recebidos de algumas mulheres, dizendo que ele vinha “de outro mundo”.
“Então eu pensei: Acho que sou de Marte”, explicou. Dessa forma, o termo “Mars”, que significa “Marte” em inglês, foi incorporado ao nome hoje reconhecido no mundo inteiro.
Significado dos nomes Peter e Bruno
Tanto Peter como Bruno são nomes tradicionais e com uma origem remota.
Peter é a forma das línguas inglesa e alemã do nome Pedro, conhecido nome bíblico e de grande importância ao cristianismo: significa “pedra”.
Já Bruno tem duas possíveis origens com o mesmo significado. Tanto a palavra latina brunus quanto o termo germânico brun querem dizer “marrom” ou “moreno” e os primeiros relatos do nome na Inglaterra são do século 10.