Como saber se o bebê está a caminho? Conheça os sinais do parto

Momento mais esperado da gravidez pode causar dúvidas e ansiedade; saiba como identificá-lo

Por Valentina Bressan
2 ago 2024, 07h00
Mãos da mãe segurando o bebê após o parto
 (Cavan Images/Getty Images)
Continua após publicidade

Nem sempre é fácil identificar os sinais de que a gestante está entrando em trabalho de parto. Às vezes, as dores podem ser confundidas com os sintomas comuns da gravidez, como gases, dor lombar e indigestão.

Para se preparar da melhor forma, o primeiro passo é conversar bastante com seu obstetra sobre as recomendações médicas na fase final da gravidez. Você também deve saber quando é preciso ir ao hospital e ter o contato do médico para consultá-lo em caso de dúvidas. Sangramentos ou outros sinais de alerta devem ficar no radar para que qualquer irregularidade seja detectada rapidamente.

Saiba quais são os principais sinais do parto

A principal foram de identificar ‘que o bebê está chegando’ são as contrações. Elas costumam ser percebidas na parte inferior do abdômen ou nas costas. Isso acontece porque o útero começa a se contrair, e depois relaxar, para empurrar o bebê para o canal vaginal.

No início do trabalho de parto, a sensação é similar à das cólicas menstruais. Quando o processo de nascimento do bebê começa, as contrações se tornam regulares. No início, o intervalo é de 15 a 20 minutos, com contrações que duram de 30 a 45 segundos.

Os intervalos se tornam mais curtos, e as contrações são dolorosas e fortes, com intervalos de 3 a 4 minutos e duração de até 60 segundos. Nesse momento, a fase ativa está ocorrendo, e o cérvix já está com 7 a 8 centímetros de dilatação.

Continua após a publicidade

Contrações falsas, chamadas de contrações de Braxton-Hicks, podem ocorrer a partir da trigésima semana de gestação. A diferença das reais contrações é que as falsas são irregulares e o cérvix não dilata.

Outro sinal de que o trabalho de parto vai começar em breve é a perda de água pela vagina. A ruptura do saco amniótico faz com que água morna, que pode ser confundida com urina, saia do canal vaginal. O trabalho de parto pode começar até 24 horas depois da bolsa romper.

O tampão mucoso também pode ser eliminado nas últimas semanas de gestação. É uma substância mucosa que sai pela vagina podendo conter filetes de sangue — um sinal claro de que o momento-chave se aproxima, embora o trabalho de parto possa começar dias depois do corpo expelir o tampão.

Continua após a publicidade

Qual a hora certa de ir ao hospital?

O obstetra deve ser procurado a qualquer sinal de início do trabalho de parto. Quando 2 a 3 contrações ocorrem em um espaço de tempo de 10 minutos e duram por volta de 45 segundos ou mais, é o momento de ir ao hospital.

A fase de transição para nascimento pode trazer à gestante a vontade de evacuar, porque o bebê pressiona o reto.

Se contrações regulares e dolorosas se manifestam antes da 37ª semana, é um sinal de alerta para um possível parto prematuro. Esse tipo de contração se mantém mesmo que a gestante mude de posição.

Continua após a publicidade

Outra caso de cuidado é quando a data provável de parto já passou e as contrações ainda não foram sentidas. Mantenha o obstetra informado de qualquer sintoma.

Se houver sangramento vaginal, o médico também deve ser alertado.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.