Brinquedos, cortina, móveis: como limpar e organizar o quarto das crianças
São tantos itens, que fica difícil saber por onde começar a arrumação do cômodo? A gente ajuda!
Um dos momentos mais gostosos da gravidez é decorar o quarto do bebê. Pensar em cada detalhe é uma forma de materializar a presença daquele ser tão esperado e de imaginar como vai ser a vida dele com vocês, fora da barriga. Só que, depois que a criança de fato chega, começa a crescer e a interagir com o ambiente, é preciso energia e planejamento para manter tudo em ordem. É brinquedo para todo lado, roupas que ficam pequenas em um piscar de olhos, cortina e tapete para tirar o pó… Quem tem criança alérgica, então, nem se fala! O cuidado tem que ser redobrado. Para ajudar você a manter o ambiente sempre limpo e arrumado, conversamos com a personal organizer Fabi Bartolli, especialista em Organização Baby, que deu dicas de ouro!
Calendário da limpeza
De acordo com a organizadora, o ideal é que haja uma higienização mínima do cômodo todos os dias. “Aspirar chão e tapetes é sempre muito importante. Um pano umedecido, também, conforme costume da casa, é indicado para o chão e retirada do pó dos móveis”, recomenda. “O quarto das crianças deve ser limpo para que a poeira não se acumule, evitando inclusive possíveis reações alérgicas”, explica. A faxina mais pesada pode acontecer uma vez por semana, limpando partes internas dos móveis e arrastando o que for necessário.
Como limpar e organizar os brinquedos?
No caso dos bebês, tente higienizar diariamente os brinquedos. Afinal, eles colocam tudo na boca! O álcool é um bom aliado, mas, atualmente, existem até produtos específicos para isso. Quando a criança é um pouco maior, dá para criar uma rotina mais espaçada – uma vez por semana ou conforme a necessidade.
Se há bichinhos de pelúcia, eles podem ser lavados, quando possível. “Hoje, existe também a possibilidade de fazer a higienização por meio de um sistema de aspiração a vácuo, com aspiradores potentes, específicos para isso”, aponta a especialista.
Fabi sugere separar os brinquedos por categoria – como blocos, bonecos, carrinhos, jogos, etc. Depois, cada grupo pode ser colocado em caixas ou cestos, identificados com etiquetas. “Facilita a manutenção da organização”, diz. Conforme seu filho cresce, é fundamental ensiná-lo também a cuidar dos brinquedos e deixar que ele limpe e guarde os próprios objetos no lugar certo. Assim, cria-se um hábito.
Roupa de cama, cortina e tapete
Esses são itens que também tendem a acumular pó e sujeira. Segundo a personal organizer, os lençóis precisam ser substituídos semanalmente ou de acordo com a necessidade (caso perceba que estão sujos antes disso, troque). Já cobertores e edredons, a cada 15 ou 20 dias.
“As cortinas devem ser lavadas a cada um ou dois meses, mas a frequência depende do ambiente, se é arejado ou mais úmido e até mesmo se está mais vulnerável ao acúmulo de pó”, explica. Além disso, o melhor é que os tapetes sejam aspirados diariamente. “Recomendo que se faça uma higienização profissional a cada 30 ou 60 dias e uma lavagem a cada três meses, no mínimo, dependendo do tamanho”, orienta a especialista.
De olho no guarda-roupa
O armário das crianças em geral precisa ser arrumado com mais frequência que o dos adultos. “Isso porque os pequenos perdem roupas muito rapidamente. Então, é ideal que se revise e retire o que não serve mensalmente”, indica. “Para organizar, a categorização das peças, o uso de itens de organização corretos [cabides e divisórias, por exemplo], bem como técnicas de dobras, para uniformizar a arrumação, são essenciais”, pontua Fabi.
A parte interna do móvel deve ser higienizada semanalmente, sobretudo para tirar o pó. Já a limpeza das gavetas e de outros detalhes pode ser realizada a cada 30 dias, com produtos específicos. “Como abrimos muito os armários das crianças, devido a demanda de trocas, o acúmulo de pó costuma ser mais intenso”, diz.
Os sapatos pedem atenção extra! “Limpe-os sempre após o uso, externamente e internamente. É importante deixá-los por um período em um local ventilado antes de guardar”, explica a especialista.
Móveis, paredes e janelas
Durante a faxina mais pesada, verifique as indicações do fabricante do móvel para saber quais produtos podem ou não ser usados. Lembre-se ainda de tirar o pó e passar um pano em objetos como abajures, arandelas, quadros e lustres.
As paredes do quarto das crianças também costumam ficar bem sujas. Sabe aquelas marcas de mãozinhas? Se a tinta for lavável, use água e sabão sem medo. Caso não seja, uma esponja macia e um paninho (com cuidado, para não danificar a pintura) podem ajudar. Ah, e verifique as janelas. “A retirada de pó e resíduos pode ser feita semanalmente e a limpeza do vidro e das ferragens a cada 15 ou 30 dias”, completa Fabi.