Como fortalecer a imunidade das crianças?
Vacinas em dia e hábitos saudáveis, com uma alimentação equilibrada, são fatores essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico
Garantir a imunidade das crianças é uma das principais preocupações dos pais. Mas nosso sistema imunológico é complexo: envolve conjuntos de células, tecidos e órgãos, responsáveis pela defesa do nosso organismo.
Entretanto, esse sistema, assim como outros fatores do desenvolvimento de todo ser humano, não nasce pronto: ele se fortalece com o tempo, aprimorando-se para ser capaz de lidar com diferentes ameaças ao longo dos anos.
Como podemos fortalecer a imunidade das crianças?
O sistema imunológico é o responsável por barrar os agentes infecciosos como vírus e bactérias. Por isso é importante que ele esteja funcionando de maneira adequada. Contudo, como o sistema imunológico ainda está em fase de desenvolvimento durante a infância, as crianças são naturalmente mais suscetíveis a essas infecções.
Não existe, no entanto, uma fórmula mágica, um medicamento ou um tipo de alimento específico que possa fortalecer, por conta própria, a imunidade de um indivíduo.
Dessa forma, o estilo de vida e alguns cuidados como a rotina de vacinação são fundamentais para ajudar a manter o sistema imune forte.
Vacinação em dia: imprescindível para o sistema imune
Um hábito que não pode ser negligenciado é a rotina e o calendário de vacinações. Afinal as vacinas previnem inúmeras doenças perigosas e infecções do cotidiano.
A partir delas, o corpo aprende a lidar com diversas infecções, estimulando a produção de anticorpos e evitando o adoecimento e o agravamento das doenças. Além disso, a vacinação pode não só combater como ser capaz de erradicar algumas doenças, como ocorreu com a varíola, por exemplo.
Portanto, a vacinação em dia é indispensável para a saúde, tanto das crianças como dos adultos.
Dieta balanceada e atividade física
Nada de alimentos milagrosos ou bombas de suplementações vitamínicas: uma alimentação equilibrada já contém todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso organismo. Uma dieta saudável é baseada em produtos naturais, incluindo carboidratos integrais, legumes, verduras, carnes magras e frutas.
Sobre a alimentação é sempre bom lembrar: os alimentos ultraprocessados e ricos em açúcar, sódio e gorduras saturadas são prejudiciais e estão associados a uma série de doenças crônicas. Ou seja, é importante evitar esses alimentos para manter a imunidade das crianças.
Outras recomendações incluem:
- A regularidade da alimentação, com horários preestabelecidos.
- Uma rotina de atividades físicas moderadas, principalmente as realizadas ao ar livre.
- O sono adequado também ajuda manter nosso sistema imunológico em pleno funcionamento, já que o cansaço nos enfraquece e nos deixa mais suscetíveis a doenças.